Quimio - Decida por Usehair até seus cabelos voltarem a crescer

IToda quimioterapia faz cair o cabelo?

Não. A queda de cabelo depende do tipo de quimioterapia usada e da sensibilidade do paciente ao tratamento. Vale lembrar que a queda de cabelo é temporária, isto é, após o término do tratamento, o cabelo volta a crescer normalmente.

Por que o cabelo cai ? - De acordo com o dermatologista do Hospital Israelita Albert Einstein, Francisco Le Voci, o termo técnico para a perda de cabelo é alopecia. Os quadros de alopecia são divididos em dois grandes grupos: cicatricial e não-cicatricial. No primeiro, o folículo piloso (raiz) é afetado de forma definitiva por doenças inflamatórias, infecciosas ou traumas permanentes. A segunda situação é diagnosticada quando a perda é temporária e reversível, como interrupção por causa de medicação, traumas emocionais e déficits nutricionais. "São mais de cem causas para perda de cabelo, desde a mais comum, que é a calvície, até perdas temporárias e definitivas", explica Le Voci.
A queda de cabelo provocada pela quimioterapia é considerada alopecia não-cicatricial. "A função da quimioterapia é impedir que as células anormais (câncer) continuem se multiplicando. Um dos efeitos colaterais disso é a queda de cabelo. As drogas quimioterápicas atuam no ciclo do crescimento de cabelo e interferem na produção de novos fios".
Todos os pêlos do corpo são afetados pelos remédios usados no tratamento, o que acaba sendo uma reação natural do corpo a eles. Mas, o que pouca gente sabe são motivos que levam os pêlos a caírem.
A quimioterapia é um tratamento utilizado para destruir as células doentes, que causam um tumor. Os remédios aplicados no tratamento têm o objetivo de atacar as células do corpo que se proliferam rapidamente, que é a principal característica das células cancerosas e, também, das que formam a nossa pele. As células dos cabelos, por serem anexos dérmicos, também se multiplicam rapidamente, afinal, crescem diariamente. Isto faz com que acabem sendo “vítimas” da quimioterapia, o que causa a queda dos pêlos.
Após o começo do tratamento, os cabelos e demais pêlos tendem a cair duas semanas depois. Quase sempre o cabelo volta a crescer de 2 a 3 meses após o término da quimioterapia. Antes de iniciar a quimioterapia converse com seu médico sobre os efeitos colaterais que você pode enfrentar e, se julgar necessário, procure também ajuda psicológica.

  • facebook-square
  • twitter-bird2-square
  • google-plus-square

© 2012 by Coach.Corp. No animals were harmed in the making of this site.